Mais caro

Preço da gasolina vai subir 4% e óleo diesel, 8%

Juliana Gelatti

"

A Petrobras anunciou no fim da tarde desta sexta-feira que os preços da gasolina e do óleo diesel terão reajustes de 4% e 8%, respectivamente. O aumento começa a valer da meia-noite de sexta para sábado. O reajuste será nos combustíveis vendidos pelas refinarias, e deve ser repassado ao consumidor nos próximos dias.

O último aumento pedido pela Petrobras e aprovado pelo governo foi em março, de 5% no diesel. A gasolina tinha sido reajustada em janeiro, em 6,6%. Há meses a estatal opera no prejuízo e, inclusive, propôs ao governo que fosse estabelecido um índice de reajuste periódico e automático, o que não foi concedido.

"Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS", informou a Petrobras por meio de comunicado divulgado nesta sexta-feira.

A bolsa de valores de São Paulo já tinha sentido os efeitos do reajuste mesmo antes dele ser anunciado. Durante a manhã e a tarde desta sexta-feira, as ações da estatal chegaram a ter alta de 5%, o que puxou o Ibovespa para um patamar positivo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Secretaria da Fazenda divulgou na tarde desta sexta-feira novos descontos

Próximo

Preço da gasolina vai subir 4% e óleo diesel, 8%

Economia